Inclusão da deficiência nos critérios de ESG
Líderes empresariais se comprometem a incluir a deficiência nos esforços de sustentabilidade
Ao comprometer-se a dar prioridade à inclusão de pessoas com deficiência nas práticas de sustentabilidade empresarial, a Rede Global de Empresas e Deficiência da OIT é pioneira na liderança neste campo.
27 de novembro de 2024
GENEBRA (Notícias da OIT) – A alta liderança, incluindo um CEO, da Accenture, AXA, Capgemini, Egis, Salesforce e Sanofi assinaram o Compromisso de Líderes Empresariais sobre Práticas de Sustentabilidade Inclusivas para Pessoas com Deficiência, apresentado pela Rede Global de Negócios e Deficiência da OIT. São as primeiras empresas a comprometer-se a redobrar os seus esforços para tornar a inclusão da deficiência uma parte integrante do trabalho de sustentabilidade, incluindo os seus esforços e relatórios ambientais, sociais e de governação (ESG).
Ao assinar o Compromisso durante a abertura da conferência de dois dias da Rede “From Margin to Mainstream: Disability in Business”, Angela Beatty, diretora de Liderança e Recursos Humanos da Accenture; Frédéric de Courtois, diretor-geral Adjunto da AXA; Aiman Ezzat, CEO da Capgemini; Sabine Bonnard, diretora de Recursos Humanos do Grupo Egis; Suzanne DiBianca, vice-presidente executiva e diretora de impacto da Salesforce; e Audrey Duval, vice-presidente executiva de Assuntos Corporativos da Sanofi, comprometeram suas empresas a “promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio das lentes de ESG e outras estruturas de sustentabilidade”.
O Compromisso demonstra a crescente importância da inclusão de pessoas com deficiência nas práticas e relatórios de sustentabilidade corporativa.
Para apoiar empresas signatárias e não signatárias do Compromisso em todo o mundo, a Rede publicou Colocando o I em ESG: Inclusão de Pessoas com Deficiência em Práticas de Sustentabilidade como uma Vantagem Estratégica para Empresas e Investidores (Putting the I in ESG: Inclusion of Persons with Disabilities in Sustainability Practices as Strategic Advantage for Corporates and Investors; disponível em inglês) Este guia fornece uma estrutura para definir e relatar práticas empresariais que tornam os esforços de inclusão de pessoas com deficiência mais abrangentes. Para cada uma das dez áreas desta estrutura, são fornecidos entre dois e oito Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) e as melhores práticas corporativas existentes.
Ao oferecer uma abordagem clara e estruturada para medir a inclusão da deficiência, o Guia permite que as empresas signatárias do Compromisso e todas as outras partes interessadas estabeleçam metas, acompanhem o progresso, identifiquem lacunas e gerem resultados significativos para economias inclusivas da deficiência e, portanto, sejam sustentáveis. Os KPI propostos estão alinhados com a Ferramenta de Autoavaliação da Rede, as Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade, as normas do Conselho de Normas de Contabilidade de Sustentabilidade, as normas da Global Reporting Initiative, o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a ISO 26000 e os Valuable 500 KPI. Esse alinhamento garante que as métricas relacionadas ao tema da deficiência não sejam apenas consistentes, mas também confiáveis e comparáveis entre setores e regiões.