Inclusão da deficiência nos critérios de ESG

Líderes empresariais se comprometem a incluir a deficiência nos esforços de sustentabilidade

Ao comprometer-se a dar prioridade à inclusão de pessoas com deficiência nas práticas de sustentabilidade empresarial, a Rede Global de Empresas e Deficiência da OIT é pioneira na liderança neste campo.

27 de novembro de 2024

Content also available in: English español français

GENEBRA (Notícias da OIT) – A alta liderança, incluindo um CEO, da Accenture, AXA, Capgemini, Egis, Salesforce e Sanofi assinaram o Compromisso de Líderes Empresariais sobre Práticas de Sustentabilidade Inclusivas para Pessoas com Deficiência, apresentado pela Rede Global de Negócios e Deficiência da OIT. São as primeiras empresas a comprometer-se a redobrar os seus esforços para tornar a inclusão da deficiência uma parte integrante do trabalho de sustentabilidade, incluindo os seus esforços e relatórios ambientais, sociais e de governação (ESG).

Ao assinar o Compromisso durante a abertura da conferência de dois dias da Rede “From Margin to Mainstream: Disability in Business”, Angela Beatty, diretora de Liderança e Recursos Humanos da Accenture; Frédéric de Courtois, diretor-geral Adjunto da AXA; Aiman ​​​​Ezzat, CEO da Capgemini; Sabine Bonnard, diretora de Recursos Humanos do Grupo Egis; Suzanne DiBianca, vice-presidente executiva e diretora de impacto da Salesforce; e Audrey Duval, vice-presidente executiva de Assuntos Corporativos da Sanofi, comprometeram suas empresas a “promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio das lentes de ESG e outras estruturas de sustentabilidade”.

Alternative text
On

O Compromisso demonstra a crescente importância da inclusão de pessoas com deficiência nas práticas e relatórios de sustentabilidade corporativa.

Para apoiar empresas signatárias e não signatárias do Compromisso em todo o mundo, a Rede publicou Colocando o I em ESG: Inclusão de Pessoas com Deficiência em Práticas de Sustentabilidade como uma Vantagem Estratégica para Empresas e Investidores (Putting the I in ESG: Inclusion of Persons with Disabilities in Sustainability Practices as Strategic Advantage for Corporates and Investors; disponível em inglês) Este guia fornece uma estrutura para definir e relatar práticas empresariais que tornam os esforços de inclusão de pessoas com deficiência mais abrangentes. Para cada uma das dez áreas desta estrutura, são fornecidos entre dois e oito Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) e as melhores práticas corporativas existentes.

Ao oferecer uma abordagem clara e estruturada para medir a inclusão da deficiência, o Guia permite que as empresas signatárias do Compromisso e todas as outras partes interessadas estabeleçam metas, acompanhem o progresso, identifiquem lacunas e gerem resultados significativos para economias inclusivas da deficiência e, portanto, sejam sustentáveis. Os KPI propostos estão alinhados com a Ferramenta de Autoavaliação da Rede, as Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade, as normas do Conselho de Normas de Contabilidade de Sustentabilidade, as normas da Global Reporting Initiative, o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a ISO 26000 e os Valuable 500 KPI. Esse alinhamento garante que as métricas relacionadas ao tema da deficiência não sejam apenas consistentes, mas também confiáveis ​​e comparáveis ​​entre setores e regiões.

Veja também

Guia para empresas sobre direitos das pessoas com deficiência é lançado em português

Guia para empresas sobre direitos das pessoas com deficiência é lançado em português

Guia para empresas sobre os direitos das pessoas com deficiência

Como as empresas podem respeitar e apoiar os direitos das pessoas com deficiência e se beneficiar a partir da inclusão

Guia para empresas sobre os direitos das pessoas com deficiência

OIT e MPT lançam guia para orientar empresas na inclusão de pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho

OIT e MPT lançam guia para orientar empresas na inclusão de pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho

Pessoas com deficiência nas estratégias de empoderamento económico

Pessoas com deficiência nas estratégias de empoderamento económico